sábado, 9 de janeiro de 2010

Sugestão de Reportagem: investigar o Mercado Livre

Conforme já falei por aqui, o Mercado Livre está cometendo muitas irregularidades. Li tantas barbaridades que o meu problema perdeu até a razão de ser.

Mandei sugestão de reportagem para o Jornal Nacional, Isto É, Folha de São Paulo e para a Veja.

Veja a carta que mandei para a Veja e para a Folha de São Paulo:

Boa noite

Provavelmente vocês já devem ter recebido inúmeras sugestões para que fosse feita uma reportagem investigativa sobre o site mercadolivre.com.br, afinal, são muitas as queixas contra eles.

São várias as situações que geram insatisfação:

1) Compradores - Pessoas que pagam e não recebem o produto. Esta deve ser a situação mais corriqueira, mas em boa parte dos casos é por descuido do COMPRADOR, que deixa de seguir dicas de segurança. Porém, alguns compradores levam calote mesmo o site declarando que A VENDA ESTÁ PROTEGIDA;

2) Vendedores - Talvez aqui esteja a maior prova de má fé da empresa, pois várias são as formas de prejudicar os vendedores.
a) Usuários que vendem utilizando (às vezes contra sua vontade) o serviço próprio de intermediação do site, o Mercado Pago, entregam seus produtos mas não têm seu dinheiro liberado pelo Mercado Livre, pois isso depende da liberação por parte do comprador;
b) Anúncios arbritariamente cancelados, dinheiro perdido.
c) Vendas feitas para compradores falsos, normalmente concorrentes com o intuito de prejudicar as vendas de um usuário que vende os mesmos produtos. Nesse caso, após a identificação da fraude, o ML devolve a comissão, mas a tarifa de anúncio é perdida e o produto tem que ser recadastrado.
d) Cancelamento de usuário também de forma arbritrária. No ato do cancelamento do usuário, os anúncios são cancelados automaticamente. Caso o usuário prove que não está agindo de má fé, os anúncios terão que ser refeitos e pagos novamente.

3) Calúnia - Há casos onde a venda é realizada mas, se, por alguma razão, o ML suspeitar de uma das partes, é enviada uma mensagem para a parte que supostamentre será prejudicada, insinuando que o a contraparte está sendo investigada por conduta irregular, o que pra mim é o mesmo que calúnia.

4) Comunicação deficiente. Os canais não funcionam porque os "atendentes" raramente dão retorno e, quando dão, são respostas automáticas ou citando o regulamento mas nunca sendo objetivo com a questão posta pelo usuário.

5) Contrato de Uso - regras rígidas que protegem somente a contratada e não dão garantia ao usuário.

Particularmente já tive muitos problemas com o ML, mas sempre resolvidos, apesar da demora e dos prejuízos. Todas as situações listadas acima estão relatadas em blogs e sites de reclamação. Uma rápida pesquisa pela internet e chegaremos a dezenas desses sites com queixas sobre esses desmandos. Exemplos: www.veja.org e www.reclameaqui.com.br

Há casos estarrecedores de apropriação de valores de vendedores através do Mercado Pago.

Além disso, há petições e abaixo assinados sendo realizados para ação coletiva contra a empresa.

Por que nenhum óigão público ou imprensa se interessa pelo caso?

Por favor, não me venham dizer que tenho que ter provas do que estou falando. A rede está aí para provar.

Atribuo a vocês essa empreitada, a de investigar e abrir a caixa-preta do Mercado Livre no Brasil. Confio na Folha/Veja para esse caso.

Aguardo resposta à minha sugestão.

Atenciosamente

xxxxxx xxxxx xxxxx

O único site que pode fazer frente ao Mercado Livre é o www.todaoferta.com.br, que pertence ao UOL. Já anunciei lá, o anúncio ainda é grátis e o comprador pode falar comigo pelo próprio site,sem problemas.

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