segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Males da inclusão digital

Estou nessa onda de internet desde o tempo que o termo "surfar" era muito usado, isso vem lá de 1994, eu acho. Só como assinante do UOL eu estou há mais de 10 anos. Aliás, acho que mereceria algumas regalias, mas eles nem sabem que eu existo.

Apesar de estar há muito tempo por aqui (na web), não sei o quanto gostaria e poderia saber. Falta de tempo, equipamento, saco, etc. Mas, na medida do possível, sempre estou procurando aprender, pesquisando, lendo... Sempre tive configurações modestas no PC, o que não me impedia de fazer bom uso. Conheço muita gente que quando vai comprar seu primeiro PC, quer o mais top. Pra que? Mal sabem usar o Word e o Excel! Na questão segurança, uma desgraça. Vivem com vírus! E é essa questão que me trouxe hoje aqui pra escrever - a tal da "inclusão digital". Oh maldição.

Dá até medo quando leio as previsões "otimistas" sobre a quantidade de brasileiros que ainda vão entrar no mundo virtual e fazer as "cagadas" reais. Com o perdão da palavra, a expressão é essa mesma. O pessoal vai entrando nesse mundo e vai fazendo uma besteira atrás da outra.

Um exemplo é o Orkut. Quando era algo restrito, de amigo pra amigo, era legal. Depois foi entrando o Waldicleison, o Washintom Alexandre, a Dhayany Maria a Lydyana Letícia e as coisas começaram a estragar. Tá, é isso mesmo. Independente do tema "Internet" essa gente com nome cheio de "y" e "w" é o fim. Como diria a celebre frase da também celebre personagem Bianca, é a treva. Já passei fome e andei de pé descalço, por isso acho que pobreza não é desculpa pra burrice. Não aceito a ignorância e a falta de noção dessa gente burra.

O que são aqueles scraps cheios de estrelinhas e corações, com fundo musical de passarinho e música clássica? É muito chato e isso me afastou do Orkut, entre outras razões.

Então vamos imaginar o futuro bem próximo. Fico pensando: se a propagação de vírus está grande, como estará num futuro bem próximo? Lembro do tempo em que os anti-vírus eram atualizados toda quarta-feira. Hoje devem estar se ajustando de hora em hora.

Com a entrada dessa fatia da população que mal sabe escrever com lápis e papel, o que eles vão fazer com a internet brasileira?

Por isso vou deixar mais uma vez um recado que eu tento espalhar aos quatro cantos:

1) antes de reenviar uma mensagem de promoção da Nestlé, Boticário, Microsoft, Ericsson, Motorola, corrente da menina com Epidermose Bolhosa, desaparecidos, dicas de segurança, etc, verifique se ela é verdadeira. Para isso, selecione um trecho da mensagem e jogue para o Google pesquisar. Se for (e deve ser) uma mensagem falsa, já terá alguma informação publicada;

2) se receber uma mensagem e for reenviar, apague o endereço de quem te enviou. Se quem te enviou não teve o cuidado de mandar como cópia oculta (CCO) todos os seus amigos, limpe todos os destinatários antes de repassar;

3) se você está escrevendo uma nova mensagem e vai enviar a várias pessoas, use a cópia oculta (CCO) SEMPRE. A não ser que seja uma lista de discussão, onde todos trocam mensagens com todos, mas esses casos são menos comuns.

Sobre vírus e outras porcarias

Pra consulta futura, vou anotar aqui algumas dicas sobre detecção e limpeza de vírus.

Como alternativa para o anti-vírus instalado, gosto de usar a verificação online do Panda Security.

Tem que permitir a instalação de um executável e ir aceitando o que ele pede. Eu já uso há anos e confio. No final ele dá o relatório de arquivos infectados, incluindo cookies (que eu costumo ignorar), spywares e as pragas mais perigosas. Daí eles te oferecem o programa pra você comprar e a decisão é de cada um. Eu uso o serviço só pra ter certeza e se ele indicar alguma infecção, eu procuro alguma ferramenta de remoção gratuita.

Hoje eu conheci o site VirusTotal. Digamos que você recebeu um arquivo e suspeita que ele esteja infectado. Basta enviá-lo pelo site e eles fazem a verificação através de uns 20 programas anti-vírus de várias empresas, incluindo NOD32, Norton, Kaspersky, AVG, Avast, etc. Basta esperar o UpLoad e em segundos vem o resultado. Gostei muito.

Tem um site que eu uso como referência faz tempo. É o Linha Defensiva. Eles têm muitas dicas sobre vírus, spam, falsos email, etc.

Toda vez que eu suspeito de um email, a primeira coisa que faço é consultar o Linha Defensiva.