terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Eu quis doar sangue mas não consegui

Fui no Hemepar depois de ver uma reportagem no jornal. Aproveitei que estou de férias e fui lá. Peguei um livro caso precisasse esperar muito. Cheguei lá, peguei um questionário e quando cheguei na pergunta "Está resfriado, com dor de garganta, teve febre...", levantei e fui falar com a atendente.
Argumentei que, apesar de estar com um pequena dor de garganta, eu me sentia bem. Mas ela acabou me convencendo que eu não deveria doar.


Não é a primeira vez que isso me acontece. Uma vez foi por razões digamos, não muito nobres. Acontece que eu estava solteiro e aproveitando as poucas chances que apareciam. Então tinha uma pergunta mais ou menos assim: "Teve relação com mais de uma parceira (sim, no feminino pra não deixar dúvida) e a resposta foi SIM. Tá fora! Próximo!

A outra vez foi porque eu estava tomando um remédio forte, não lemnbro o nome mas estava na lista das restrições.

Hoje foi por caus do resfriado.

Então, pra quem nunca doou e ler isso saiba: não basta você querer doar, você tem que estar bem de saúde e o seu sangue melhor ainda.

Bebida alcoólica, comida muito gordurosa, má alimentação, entre outros problema, são razões para você ser impedido de doar. Informe-se antes de se deslocar. Mas, doe sempre que puder.

Tem gente que gosta de usar o argumento do dia de folga pra convencer. É que, segundo a lei, quem doa tem direito a um dia de folga. Sinceramente nem sei se isso é verdade e nem pretendo me informar, mas já doei várias vezes e nunca usei essa folga.

O papel do pedestre no trânsito

Acho que o melhor pedestre é aquele que também é motorista. Assim ele sente como é estar dos dois lados.

Os pedestres atrapalham muito. Andando na área que é destinada aos carros,

A pior situação é quando o trânsito está lento, os carros estão se movimentando lentamente sobre a faixa e os pedestres aproveitam para atravessar entre os carros e, mesmo com o sinal verde, os motoristas não conseguem continuar sob risco de atropelar algum apressado.

Nisso o semáforo fecha para os carros e VOCÊ, o motorista, se vê travado, com gente vindo pelos dois lados, olhando com cara feia pra você, xingando e algum maldito ainda dá aquele tapinha na lataria. Já passou por isso? Eu já, na esquina da Mal. Deodoro com a Mal. Floriano.

Falta criarem curso para pedestres. Não esse de escola, mas um curso onde o cidadão tinha que aprender as regras básicas e ter uma carteirinha de pedestre. Brincadeiras à parte, não seria tão má ideia.

Mas, falando sério, falta muita educação para quem se auto-transporta - com os pés. Como pedestre, eu sempre me preocupo de ficar esperando o sinal ficar verde para pedestre naquela situação do outro parágrafo. E acho que a minha posição, ali, estático, somente olhando para o semáforo, influencia outras pessoas. Aliás, tenho certeza disso. É claro que em determinadas situações, se eu ficar parado esperando o sinal mudar, vou passar por louco. Por isso eu digo e repito, bom senso não faz mal a ninguém.

Noção de infinito com espelhos ou webcam

Pra ter uma noção de infinito eu conheço duas coisas:

1. Coloque dois espelhos frente a frente.

2. Com uma câmera e um monitor.
2.1. Pegue uma webcam, conecte no PC ou notebook e veja se o monitor está mostrando a imagem.
2.2. Direcione a webcam para filmar o monitor e movimente levemente a câmera. Repare que forma-se um túnel

Quando eu fiz isso a primeira vez foi com o espelho, há muitos anos. Depois fiz com uma câmera daquelas que conecta na TV. Eu acho interessante. Você não?