quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Caixa-Preta dos Aviões

Estava assistindo um daqueles documentários sobre desastres aéreos no NatGeo no final de semana e me veio novamente uma pergunta... Por que as caixas-pretas ficam no próprio avião se, ao meu ver, todos os dados que são gravados ali poderiam ser transmitidos para algum local fora do avião?

Lembrando do acidente com a Air France, percebo que não estou equivocado. A caixa preta precisa de um dispositivo especial de envio de sinal para ser localizada e naquele episódio foi falado do pouco tempo que tem de bateria para emitir esse sinal. Dada a importância do equipamento, me pareceu até uma piada essa questão da baixa autonomia da bateria. Em dias de alta tecnologia em comunicações e armazenamento de dados, voz e imagem, não consigo entender porque a caixa preta continua funcionando da mesma forma de quando foi inventada.


No caso da Air France, de que adiantou a caixa-preta super segura e lacrada, com tudo gravado, se não foi encontrada?

Não seria muito mais inteligente um sistema de transmissão de dados via satélite que transmitisse os dados direto para os órgãos de controle? No caso de uma fatalidade, até o início das buscas seria antecipado.

Isso me parece tão óbvio que a caixa preta atual parece coisa de gente burra.